terça-feira, 30 de abril de 2013

Como colocar o bebê para dormir

    Quando saímos do hospital e vamos para casa com nosso novo pacotinho muita coisa surge em nossa cabeça, muita insegurança e mil perguntas começam a aparecer, e uma das preocupações mais naturais dos novos papais é sobre o sono e a posição correta para colocar seu bebê para dormir.
    A posição que coloquei meu filho, a princípio, foi de lado, ele dormia no moisés no meu quarto e eu pensava que essa posição seria a melhor para ele, já que na maternidade no hospital os bebê dormiam assim.
    Depois da primeira ida ao pediatra fiquei sabendo que a posição que eu colocava não é a mais segura. Fiquei assustada na hora, mas depois entendi o motivo:
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a posição correta para colocar um recém-nascido é de barriga para cima, isso diminui em 70% o risco de Morte Súbita, muito comum em bebês menores de 1 ano de vida. Isso porque quando o bebê dorme de lado ou de bruço ele respira o mesmo ar que expira, ou seja, ele inala um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, podendo gerar asfixia e consequentemente chegar ao óbito.
    Porém há muitas controversas, existem muitos pediatras que afirmam que dormir na posição lateral é melhor em alguns casos, como para os bebês que tem refluxo.

    Para via de dúvidas vou falar o que eu fiz. O Breno, meu filho, no início dormia de lado, e eu ficava com uma sensação mais tranqüila, a partir do momento que nosso pediatra falou para colocarmos ele de barriguinha pra cima passei alguns dias relutando e depois acabei cedendo. Hoje ele dorme como nosso pediatra sugeriu, mas sempre coloco a cabecinha dele para o lado, caso ele venha a vomitar durante o sono. 

 
     A única certeza que tenho é NÃO dormir de bruço em hipótese alguma, a não ser que seu filho já seja maior e tenha força para se virar, pois sendo um bebê, ele pode não conseguir sair de um sufocamento e acabar ficando com falta de ar.

                                 
    Resumindo: para mim vale muito o sentimento de mãe, analise como você sente que seu filho está mais seguro, se quiser faça como eu, para ir mudando pouco a pouco a posição de dormir do meu filho colocava um rolinho de almofada nas costinhas dele e deixava ele apoiado nessa almofada, ou seja, de certa forma ele ficava com a barriguinha para cima, mas mantinha a cabecinha a noite inteira de lado. 
Obs: em qualquer opção de dormir um conselho, o berço deve estar inclinado entre 15 e 30 graus na parte do tronco, evitando o regurgitamento e sufocação.

Bom, amanhã o assunto será dicas de decoração do quartinho do seu bebê. Beijos, Nathalia.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Colostro e o Leite Materno

    Muitas mamães não sabem, mas os primeiros 3/4 dias após o nascimento do seu bebê são essenciais para a amamentação, já que esse primeiro líquido que a mulher produz, o Colostro, é tão importante que pode-se dizer que é a primeira "vacina" do bebê.
    O colostro é um líquido amarelado, quase transparente, riquíssimo em proteínas, água e gorduras essenciais para o recém-nascido. Ele fortalece o sistema imunológico do bebê, pois possui anticorpos conhecidos como imunoglobulimas, protegendo-o de infecções e viroses.
    O Colostro ainda está cheio de compostos que preparam o intestino do bebê para receber o leite materno, estimulando sua produção, além de ser a única substância capaz de eliminar todo o mecônio (um material fecal de cor esverdeada bem escura, produzida pelo feto e normalmente expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento), ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente.
    O colostro também deve ser espalhado no bico do seio após todas as mamadas, pois ele protege contra as terríveis rachaduras que causam muito desconforto as mamães. 
   Quanto antes seu filho for amamentado mais rico é o colostro e mais benefícios você e seu filhote terão

    Após os 3/4 primeiros dias de amamentação, vai aparecendo o leite materno, que é muito diferente do leite em pó, pois ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além de possuir anticorpos e glóbulos brancos, o que protege o bebê de certas doenças e infecções.
    Para o bebê, o leite materno melhora o desenvolvimento mental, é fácil digerido, promove o vínculo materno e afetivo entre a mãe e filho, melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
    Para a mamãe os benefícios vão desde ajudar na queima de calorias, faz com que o útero retorne ao tamanho normal com mais rapidez, diminui a perda de sangue após o parto e protege do cancro de mama (que surge na menopausa), da osteoporose e de anemia.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação deve ser feita exclusiva até os 6 primeiros meses de vida do bebê, a partir de então deve ser introduzido alimentos complementares, como papinhas, frutas e sopinhas. A amamentação deve ser feita até, pelo menos, os 2 primeiros anos de vida da criança. 
    Muitas mamães tem dúvidas sobre a posição correta da amamentação, por isso segue abaixo. O bebê deve englobar com a boca toda a auréola, outra posição fora isso pode causar dores para a mamãe e dificuldades para o seu filho.

Experiência própria: amamentar é simplemente incrível... Faz surgir um sentimento maravilhoso, além de me fazer sentir viva, com energia e muito feliz. É um dos meus momentos mais importantes com meu filhote, nossa ligação se torna indestrutível, é incrível, um vínculo inexplicável, algo mágico.

    Bom, amanhã vou falar sobre posições corretas na hora da soneca do seu anjinho. Beijos, Nathalia.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Faça Você Mesma: Móbile de Tsuru - Parte 1

     No final da minha gravidez comecei a ficar um pouco mais quietinha devido a todas as mudanças que estavam acontecendo na minha vida, mega mudança no meu corpo, mudança de casa, estava arrumando meu apartamento, o quartinho do meu filho, etc...
     Um dia estava sozinha e comecei a pensar que seria legal ter algo no quartinho do meu bebê que tivesse sido feito por mim,  foi então que comecei a bolar um móbile de tsuru. 
     Escolhi tsuru porque é o pássaro da paz, e isso que eu queria que meu filho sentisse no quarto dele, muita PAZ. Por isso vou ensinar a vocês, passo-a-passo, como fiz:

Itens que você vai precisar:
1 - papel cancón de 5 cores diferentes para fazer os tsurus;
2 - linha de crochê de 5 cores diferentes, se possível, nos mesmo tons dos papéis;
3 - uma argola de madeira para ser o apoio do móbile de 22cm de diâmetro;
4 - agulha com a ponta grossa, para passar a linha de crochê e
5 - miçanga para o acabamento.

  


     Para começar pegue as folhas e faça os tsurus, serão no total 25 tsurus, 5 de cada cor. Para fazer o tsuru entrei no link a seguir que explica certinho como faz:

                                     http://m.youtube.com/watch?v=F6I7uzy-ZKg

    Em seguida pegue a argola de madeira e divida em 5 partes iguais, para isso risque com uma caneta definindo as partes, em cada uma delas você passará uma cor de linha, envolvendo a argola, forrando sem deixar aparecer a madeira.


   


PARTE 2 ABAIXO
     



Faça Você Mesma: Móbile de Tsuru - Parte 2

     Para pendurar os tsurus pegue uma das linhas e corte um pedaço de mais ou menos 1 metro. Inicie de baixo para cima, faça um nó e coloque as pérolas e logo em seguida um tsuru. Para passar um tsuru coloque essa mesma linha na agulha e passe debaixo para cima. Deixe um espaço e coloque outras pérolas e outra cor de tsuru, assim sucessivamente e, para todas as 5 cores de linha, o procedimento é o mesmo.

   


     Agora você terá 5 linhas de cores diferentes, com 5 tsurus em cada. Pegue cada linha correspondente a cor que você já passou na argola e amarre, deixando os tsurus pendurados.

     Para finalizar pegue mais um pedaço de linha de crochê de 40 cm de cada cor e amarre na argola e, em seguida, as encontre acima, finalizando com um nó, agora está pronto para pendurar.
      Esse móbile fica lindo, pode ser feito da cor que você quiser e significa mais um pedacinho seu no quartinho do seu filhote.


Obs: todo o material usado para fazer o móbile você encontra em qualquer livraria e loja de armarinho. Qualquer dúvida estou aqui. 

Ah, na segunda-feira volto falando sobre Colostro e Leite. 

Beijo e Bom final de semana para todos! Nathalia

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sensações durante a Gravidez

   Muita coisa passa na cabeça da mamãe quando ela descobre que está grávida, pelo menos foi assim comigo. Quando descobri que estava esperando meu bebê já estava com 7 semanas, fui pega totalmente de surpresa, já que não tive nenhum sintoma como os famosos enjôos dos primeiro meses.
   Tive uma gravidez maravilhosa, não me senti mal em quase nenhum momento, consegui levar uma vida super tranqüila até o dia do nascimento do meu filho, mas é lógico que alguns sintomas mais comuns eu tive, por isso vou descrever aqui, com base no que senti, sobre os possíveis sintomas que você pode ter durante a sua gravidez.

* enjôo - sobre esse sintoma não tenho muita experiência. Eles são famosos por serem conhecidos como enjôos matinais, mas na verdade acontece o dia inteiro...

* cansaço - esse me pegou de surpresa, sempre fui uma pessoa muito agitada, cheia de energia, mas durante a gravidez inteira fiquei muuuito cansada. Me senti assim no início e, principalmente, no último mês, o que foi intensificado com o calor do nosso verão. 

* paladar - quase não tive mudança de paladar, só feijão me dava um pouco de ânsia, mas depois foi passando com o tempo. Na verdade teve uma única coisa boa que me aconteceu com relação a essa sensação, aliás, além da fome absurda e do prazer em comer, comecei a gostar de comer peixe, alimento com o qual nunca fui fã. Então acredito que o paladar muda muito com a gravidez.

* dores nas costas - ter essas dores é muito comum do meio pro final da gravidez, isso claro pelo aumento do tamanho da barriga e, consequentemente, pela troca do eixo de equilíbrio do nosso corpo. O que me ajudou a diminuir essas dores foi sempre dormir com um travesseiro entre as pernas. 

* azia - senti muuuuuuita azia no final da gravidez, isso sim foi intenso, diz a lenda que é porque o bebe é cabeludo, no meu caso foi verdade, meu filhote nasceu com a cabeça forrada de cabelo :) pra quem quiser acreditar, se baseando nisso, a lenda é verdadeira :) 

* pele - pela alteração de hormônio minha pele forrou de espinhas, principalmente no final, e o maior problema é que grávida não pode usar quase nada de creme para tratamento de acne, ou seja, tive que usar muita base para dar uma disfarçada.

* alteração de humor - também pela alteração hormonal meu humor ia de 1 a 1.000 em segundos, já avisem os maridos, muuuuuita calma nessa hora, eles precisam entender que é muita alteração para um corpo só, mas que no final vale a pena. 

* medo e ansiedade - poucos dias antes de ter meu filho veio em mim um sentimento absurdo de medo com ansiedade, meninas isso é muito normal, tudo é novo, mil questões começam a surgir, mas saibam, o sentimento de mãe é tão perfeito que assim que o bebê nasce você, como num passe de mágica, consegue fazer tudo para seu filho, é incrível e maravilhoso. Confiem em vocês e no sentimento materno. 

     Bom, essas foram algumas coisas que senti. Amanhã vou ensinar vocês a fazerem um móbile para o quarto do seu filho (a), é de origami tsuru, muito fácil de fazer e fica muito  charmoso, segue abaixo uma foto. 
     Beijo, Nathalia

Móbile de Tsuru



Esse é o móbile de tsuru, para as mamães, vovós e titias que 
gostam de se arriscar no mundo artesanal e colocar a mão 
na massa. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Coisas de Farmácia

     Quando pensamos em tudo que temos que deixar pronto para a chegada do bebê parece que nunca conseguiremos, são tantas coisas, desde a decoração do quarto, a preparação do chá de bebê, a decisão de qual médico escolher, etc... Tudo parece infinito, por isso vou ajudá-las a lembrar do que realmente é necessário e a serem práticas nas escolhas.
     Quando fui comprar as coisas de farmácia fiquei louca, hoje em dia existem muitas marcas, tipos e modelos que nos deixam mais confusas com qual seria o melhor produto para seu bebê. Eu, sem saber de nada, comprei vários e, claro, a maioria nunca usei, por isso vou fazer uma listinha de coisas que para mim são essenciais no dia-a-dia com meu filhote:

Para o banho uso dois produtos: Sabonete Líquido da Johnson's Da Cabeça aos Pés e Sabonete em barra da Johnson's Baby, uso os dois juntos pois no momento do banho uma mão sua sempre estará segurando o bebê e colocar o shampoo direto no corpinho dele pode fazer com que ele se assuste e comece a chorar, já que o produto é bem geladinho, então por isso uso o shampoo somente no cabelinho e o sabonete no corpinho todo. Lembrando, no rosto somente água. 

Para a troca: fralda diurna e noturna Pampers (uso dessa marca somente porque achei que meu filho se adaptou melhor a ela), pomada Dermodex Prevent, que para mim tem uma consistência ótima, e, para aquelas mamães que são super prevenidas, a pomada Dermodex Tratamento também, mas só usar em caso de assadura.

Uso para limpar o bumbum um Algodão quadradinho da Sussex, pois o de bolinha gruda no bumbum e quando molhado encolhe, dificultando a limpeza. É importante também ter Gaze, Cotonete - este pode ser o normal, não tem necessidade alguma de ser o de criança, um frasco pequeno de Álcool  70% - para limpar o umbigo, Álcool Gel - para dar as visitas que querem pegar seu filhote e Lencinho Umedecido Johnson's Recém-nascido - o lencinho eu uso somente quando vou sair, ir ao médico, passear, mas nunca em casa, porque se usado com muita freqüência pode dar assadura, ou seja, ele serve como um quebra-galho.

E para finalizar uso, às vezes, o Creme Hidratante da marca Mustela após o banho para massagear meu bebê, eu  gosto de fazer isso como um contato a mais da mamãe com seu filhote, mas não gosto de usar os oleozinhos porque eles deixam o neném muito escorregadio. 


 
   Algodão Sussex                             

     Bom é isso, num próximo momento falarei sobre o kit de higiene e limpeza da Safety First. Beijos e até amanhã com o tema Sensações Durante a Gravidez.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dicas de Livros

     Desde o momento em que se planeja engravidar muitas mães já voam para as livrarias e saem comprando mil livros sobre o assunto. Eu, com certeza, fui uma delas, porém fazer isso só me deixou mais nervosa e com a sensação de que não sabia nada, já que é simplesmente impossível tentar aprender tudo desse riquíssimo universo da mamãe e do bebê.
     Se alguém tivesse me dito antes com certeza não teria tido o trabalho de ler tantos livros e não ficaria tão confusa e ansiosa com tantas informações, por isso achei que seria interessante mostrar aqui quais foram os livros que no final fizeram a diferença para mim.

    Durante a gravidez tiveram dois livros que recomendo:


     E um livro em especial está me ajudando desde o nascimento do meu filho:


   Espero que tenham gostado, não esqueçam de fazer os comentários, e amanhã o assunto será quais produtos comprados na farmácia você precisa ter para quando o recém-nascido chegar. 
      Beijos, Nathalia
     

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bem-vindas a melhor fase da minha vida!

    A idéia de criar esse blog surgiu pela mais nova paixão da minha vida, SER MÃE. Desde o momento em que fiquei sabendo que estava grávida minha vida toda mudou, e para muuuuuuito melhor.... Tudo foi uma loucura, havia acabado de voltar para o Brasil (estava com meu marido em Barcelona), estávamos morando na casa dos meus pais e meu apartamento estava 100% em reforma, ou seja, nesses 9 meses muita coisa aconteceu... Muita felicidade, muita novidade, muito estresse, muitas surpresas, mas tudo valeu a pena.
    No dia 02 de fevereiro de 2013 (aqui cabe um ponto de observação, dia do aniversário do meu marido), meu filho nasceu, e desde então minha vida se tornou cuidar dele. É uma tarefa cansativa, as vezes, muito difícil, mas é simplesmente o maior prazer que já senti. E por isso surgiu em mim essa vontade de dividir com vocês esses momentos, desde descobrir a posição que ele mais gosta de dormir no meu colo, até o primeiro sorriso, o primeiro olhar, o primeiro banho, etc... Todas as técnicas que usei para acalmar meu filho, todas as coisas importantes que passei no meu dia-a-dia, ou seja, tudo relacionado ao universo mamãe e bebê.
     Hoje meu filho, que se chama Breno, está com quase 3 meses de vida, já teve cólica, resfriado, já levou picada e passou muitas noites em claro, por isso quero mostrar para as mamães de primeira viagem que TUDO passa e vale a pena se envolver plenamente.
      É o que minha mãe me falava nos dias em que eu ligava para ela chorando porque não sabia mais o que fazer, pense que você não é a única mãe que não dorme, não é a única mãe que está exausta de tanto amamentar, não é a única mãe que passa horas com vômito na roupa e não consegue tomar um banho, mas sim você é a ÚNICA que tem o maior presente de todos, o sorriso e a confiança do seu filho, que torna cada momento desse simplesmente perfeito.
   Então bem-vindas ao meu universo, espero que vocês gostem do meu blog, que aproveitem as dicas e para as mamães que estão barrigudas, que tenham uma "boa hora".
     Ah amanhã escreverei sobre os livros que me trouxeram informações importantes no período que estava grávida e os que me ajudam desde o nascimento do meu filho.
      Beijo grande, Nathalia! 





Obs: Não esqueçam de comentar o que acharam do meu novo blog, assim como de sugerir novos temas e deixar sua opinião