Muitas mamães não sabem, mas os primeiros 3/4 dias após o nascimento do seu bebê são essenciais para a amamentação, já que esse primeiro líquido que a mulher produz, o Colostro, é tão importante que pode-se dizer que é a primeira "vacina" do bebê.
O colostro é um líquido amarelado, quase transparente, riquíssimo em proteínas, água e gorduras essenciais para o recém-nascido. Ele fortalece o sistema imunológico do bebê, pois possui anticorpos conhecidos como imunoglobulimas, protegendo-o de infecções e viroses.
O Colostro ainda está cheio de compostos que preparam o intestino do bebê para receber o leite materno, estimulando sua produção, além de ser a única substância capaz de eliminar todo o mecônio (um material fecal de cor esverdeada bem escura, produzida pelo feto e normalmente expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento), ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente.
O colostro também deve ser espalhado no bico do seio após todas as mamadas, pois ele protege contra as terríveis rachaduras que causam muito desconforto as mamães.
Quanto antes seu filho for amamentado mais rico é o colostro e mais benefícios você e seu filhote terão.
Quanto antes seu filho for amamentado mais rico é o colostro e mais benefícios você e seu filhote terão.
Após os 3/4 primeiros dias de amamentação, vai aparecendo o leite materno, que é muito diferente do leite em pó, pois ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além de possuir anticorpos e glóbulos brancos, o que protege o bebê de certas doenças e infecções.
Para o bebê, o leite materno melhora o desenvolvimento mental, é fácil digerido, promove o vínculo materno e afetivo entre a mãe e filho, melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
Para a mamãe os benefícios vão desde ajudar na queima de calorias, faz com que o útero retorne ao tamanho normal com mais rapidez, diminui a perda de sangue após o parto e protege do cancro de mama (que surge na menopausa), da osteoporose e de anemia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação deve ser feita exclusiva até os 6 primeiros meses de vida do bebê, a partir de então deve ser introduzido alimentos complementares, como papinhas, frutas e sopinhas. A amamentação deve ser feita até, pelo menos, os 2 primeiros anos de vida da criança.
Muitas mamães tem dúvidas sobre a posição correta da amamentação, por isso segue abaixo. O bebê deve englobar com a boca toda a auréola, outra posição fora isso pode causar dores para a mamãe e dificuldades para o seu filho.
Experiência própria: amamentar é simplemente incrível... Faz surgir um sentimento maravilhoso, além de me fazer sentir viva, com energia e muito feliz. É um dos meus momentos mais importantes com meu filhote, nossa ligação se torna indestrutível, é incrível, um vínculo inexplicável, algo mágico.
Bom, amanhã vou falar sobre posições corretas na hora da soneca do seu anjinho. Beijos, Nathalia.
Bom, amanhã vou falar sobre posições corretas na hora da soneca do seu anjinho. Beijos, Nathalia.
Realmente esse assunto é importante para tirar as duvidas e tentar passar o sentimento Mae e Filho!!!
ResponderExcluirBeijos,
T