Muita coisa passa na cabeça da mamãe quando ela descobre que está grávida, pelo menos foi assim comigo. Quando descobri que estava esperando meu bebê já estava com 7 semanas, fui pega totalmente de surpresa, já que não tive nenhum sintoma como os famosos enjôos dos primeiro meses.
Tive uma gravidez maravilhosa, não me senti mal em quase nenhum momento, consegui levar uma vida super tranqüila até o dia do nascimento do meu filho, mas é lógico que alguns sintomas mais comuns eu tive, por isso vou descrever aqui, com base no que senti, sobre os possíveis sintomas que você pode ter durante a sua gravidez.
* enjôo - sobre esse sintoma não tenho muita experiência. Eles são famosos por serem conhecidos como enjôos matinais, mas na verdade acontece o dia inteiro...
* cansaço - esse me pegou de surpresa, sempre fui uma pessoa muito agitada, cheia de energia, mas durante a gravidez inteira fiquei muuuito cansada. Me senti assim no início e, principalmente, no último mês, o que foi intensificado com o calor do nosso verão.
* paladar - quase não tive mudança de paladar, só feijão me dava um pouco de ânsia, mas depois foi passando com o tempo. Na verdade teve uma única coisa boa que me aconteceu com relação a essa sensação, aliás, além da fome absurda e do prazer em comer, comecei a gostar de comer peixe, alimento com o qual nunca fui fã. Então acredito que o paladar muda muito com a gravidez.
* dores nas costas - ter essas dores é muito comum do meio pro final da gravidez, isso claro pelo aumento do tamanho da barriga e, consequentemente, pela troca do eixo de equilíbrio do nosso corpo. O que me ajudou a diminuir essas dores foi sempre dormir com um travesseiro entre as pernas.
* azia - senti muuuuuuita azia no final da gravidez, isso sim foi intenso, diz a lenda que é porque o bebe é cabeludo, no meu caso foi verdade, meu filhote nasceu com a cabeça forrada de cabelo :) pra quem quiser acreditar, se baseando nisso, a lenda é verdadeira :)
* pele - pela alteração de hormônio minha pele forrou de espinhas, principalmente no final, e o maior problema é que grávida não pode usar quase nada de creme para tratamento de acne, ou seja, tive que usar muita base para dar uma disfarçada.
* alteração de humor - também pela alteração hormonal meu humor ia de 1 a 1.000 em segundos, já avisem os maridos, muuuuuita calma nessa hora, eles precisam entender que é muita alteração para um corpo só, mas que no final vale a pena.
* medo e ansiedade - poucos dias antes de ter meu filho veio em mim um sentimento absurdo de medo com ansiedade, meninas isso é muito normal, tudo é novo, mil questões começam a surgir, mas saibam, o sentimento de mãe é tão perfeito que assim que o bebê nasce você, como num passe de mágica, consegue fazer tudo para seu filho, é incrível e maravilhoso. Confiem em vocês e no sentimento materno.
Bom, essas foram algumas coisas que senti. Amanhã vou ensinar vocês a fazerem um móbile para o quarto do seu filho (a), é de origami tsuru, muito fácil de fazer e fica muito charmoso, segue abaixo uma foto.
Beijo, Nathalia
E depois da gravidez Ná ainda gosta de peixe? Vou passar ae dar uma visitada no filhote qualquer dia! Beijo Caio V. P.
ResponderExcluirContinuo amando peixe. :) o que o maridão agradece, hahaha! Vem nos ver sim, quando quiser... Bjo
ExcluirNá estou amando seu blog!!!!!!
ResponderExcluirParábens!!!!!! Excelentes dicas!!!
Beijoss
Ká