domingo, 18 de agosto de 2013

Ultima Postagem

    Mamães, meninas e amigas....
   Nesses últimos dias tenho estado muito ocupada com os afazeres de casa e do meu filhote. Alguns pontos da minha vida pessoal estão me tomando quase todo meu tempo, por isso vou me ausentar por um tempo e assim que retomar meu blog envio um email para todas vocês. 
   Espero que possam consultar o que precisem aqui e em pouco tempo retomarei com mais novidades desse mágico mundo de ser mãe.

    Obrigada a todas sempre. Beijo grande. Nathalia. 



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Otite

   Você sabe o que é OTITE??!!!!
   Pois bem, Otite são as famosas infecções de ouvido muito comuns em crianças desde os primeiros meses de vida.
   Essa infecção pode ser dividida em duas categorias que variam conforme o local afetado: OTITE EXTERNA: orelha externa - desde a entrada da orelha até o tímpano ou OTITE INTERNA: quando a infecçãoesta localizada depois do tímpano, onde está a tuba auditiva, que liga o ouvido com a região do nariz e garganta. 
   A otite externa é uma inflamação da pele do ouvido causada por fungos e bactérias, surge principal,ente no verão decido ao tempo que as crianças ficam na piscina ou no mar. O excesso de umidade no local é um ótimo ambiente para a proliferação de fungos e bactérias. Ahhh, natação tambem pode causar otite externa. 
   Ambas as otites são as causas mais comuns de perda de audição em crianças. Porém se diagnosticada cedo e tratada corretamente a audição se recupera a normalidade. 
   No entanto fique atento aos sinais de infecção de ouvido. 


   Cuidado para limpar o ouvido do seu filho com cotonete, qualquer objeto colocado dentro do ouvido e ferindo o conduto auditivo pode causar inflamação e, consequentemente, leva a otite. 
   A otite externa nao vem acompanhada de febre, porém dói muito se encontrar no local, e há coceira, vermelhidão, inchaço, secreção e perda de audição. O tratamento inclui analgésicos para aliviar a dor, antibióticos e antifúngicos. 


   A infecção de ouvido mais comum nas crianças é a otite média, que ocorre logo após uma gripe, resfriado, alergias e infecções na garganta ou respiratórias. Outra causa da otite média é a mamadeira.  Isso mesmo, o uso das mamadeiras, sempre incline a cabeca do bebê para ele mamar, pois as crianças apresentam a tuba auditiva mais horizontal que os adultos, ou seja, se ele esta deitado o leite chega ao ouvido médio com mais facilidade, podendo causar inflamação. 
   No tratamento dessa otite estao o uso de antibióticos e analgésicos. Aqui há a presença de febre, que surge em três dias, a audição pode levar um tempo para voltar ao normal. 
   Sempre que você tiver dúvidas com relação as inflamações no ouvidinho do seu filho leve-o dignamente ao médico. Você fica mais segura e previne algo mais serio que possa prejudicar seu filhote. 

DICAS
- Crianças de 0 a 12 meses amamentadas têm metade do número de otites do que as que não foram amamentadas por dois motivos: o leite materno transmite os anticorpos da mãe para o bebê e a posição da criança é mais adequada.
- Não amamente o bebê e deite-o em seguida. Se regurgitar, o líquido sobe pela fossa nasal até chegar ao ouvido e pode causar uma inflamação.
- É comum as mães amamentarem seus bebês deitadas na cama, evite essa posição. Prefira sempre a posição sentada ou em pé.
- Vacine seu filho contra a gripe anualmente a partir dos seis meses de idade.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os 10 Benefícios da Amamentação

   Mamãe, amamentar é muito mais do que simplesmente deixar seu bebê saciado. Os benefícios ao filhote e a você são inúmeros, vou apresentar 10 deles abaixo: 

1 - Amamentar Desenvolve o sistema imunológico do bebê: O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando assim diarréias.

2 - Amamentar Ajuda no desenvolvimento da fala: A posição da boca do seu filhote nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas (sons).

3 - Amamentar Estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação: Uma criança que tenha problemas na respiração pode ter prejudicado o seu sono, concentração e memória. A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala.

4 - Amamentar Fortalece o vínculo mamãe e bebê: O contato com a mãe pelo aleitamento materno faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando choro e ansiedade. Além disso, a mamãe se sente menos estressada.

5 - Amamentar Diminui o risco de alergia: Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de ter asma. Outro estudo revela que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.

6 - O Leite Materno É o alimento mais completo para o bebê: A mamãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação. Nem ao menos se preocupar em oferecer água. O leite materno é completo. Não precisa de mais nada. 

7 - Amamentar Evita doenças futuras: Um bebê amamentado no peito pode evitar durante sua vida algumas doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. 

8 - Bebê que Amamenta Dificilmente terá anemia: as concentrações de ferro no leite materno são bem maiores que em qualquer outro tipo de leite e seu filho não precisará de complemento de ferro para evitar anemia.

9 - Amamentação Evita cólicas: o leite materno tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê. Isso não acontece com o leite de vaca que tem proteínas de difícil digestão.

10 - Amamentar diminui risco de câncer de mama: Pesquisadores da Espanha descobriram que as mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver câncer de mama.

   Ou seja mamãe, desfrute esse momento com seu pequenino, tenha consciência do bem que você está fazendo a ele e a você mesma quando está amamentando. É cansativo as vezes, claro que é, mas os benefícios são tão maiores que vale a pena o esforço. Aproveite, quando você menos esperar seu filhote crescerá e a fase da amamentação se encerra. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lista por Itens para a Maternidade

    Mamães, segue as listas por item do que você deve levar para a maternidade.
   Uma dica: já deixe sua mala e a do bebê prontas um mês antes do previsto, isso além de te ajudar a diminuir a ansiedade do dia, pode ser útil em caso de o bebê nascer antes do que está marcado.

Malinha do bebê:


01 - pomada de prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas 
- enfeite de porta

Mala da Mamãe:

01 - pacote de absorvente
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para a mamentação
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios 
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, fio dental, etc... 

   Já deixe no carro o Bebê Conforto instalado, seu bebê só sai da maternidade na cadeirinha. Hoje É LEI.


Documentos necessários:
- RG da mamãe 
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação) 
- CIC e RG do marido (ou acompanhante) 
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).

   Grande Beijo, Nathalia!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como Engravidei!!!

   Meninas, vou contar hoje como engravidei. Foi algo extremamente mágico. Na verdade não acreditava que poderia me tornar mão de forma tão rápida e tranqüila. Vocês vão entender quando eu contar, espero que se inspirem e curtam a minha história.
   Essa foi a segunda vez que tentei engravidar, em 2011 eu e meu marido tentamos por 9 meses sem sucesso, tomava injeção toda noite na barriga, ia para São Paulo fazer tratamento, etc. Bom, quando digo que nada é por acaso é a mais pura verdade. Depois desses meses todos tentando recebemos a notícia de que íamos morar em Barcelona por conta do trabalho do meu marido.
   Imagina eu com um bebezinho morando sozinha fora, num país onde não conhecia ninguém, não sabia falar a língua e não teria nenhum suporte. Bom, foi então que decidimos adiar um pouco nosso sonho.


   Em 2012 voltamos para o Brasil, e então nosso sonho voltou a "ser realidade". Porém como eu sabia minha dificuldade fomos começar a fazer os exames necessários para se decidir que tratamento seria o mais adequado para mim.
   Bom, cada exame que fazíamos minhas expectativas iam diminuindo, e isso de certo modo foi positivo, porque foi então que desencanei e deixei por conta de Deus, como sabia que poderia demorar fiz como se nada tivesse acontecendo, e foi aí que acertei em cheio e em 3 meses tentando estava gravidíssima.

   Quais foram os exames e procedimento que fizemos:

   EU - Ultrassom (constatou que eu tinha ovário policístico e útero retrovertido) - ou seja, desânimo e mais desânimo.
           - Histerossalpingografia (dá medo só pelo nome, mas foi o que eu sinto ter sido ideal para eu engravidar, esse exame desentope as trompas... Quando fui fazer passei mal, vomitei, minha pressão caiu, porém foi depois dele que eu engravidei - falarei dele outro dia).

   MARIDO - Espermograma (meu marido tem contagem um pouco baixa de esperma, tipo ele tinha que ter milhões bons e tinha bem menos capazes de chegar até meu óvulo, mas como se diz: Só precisamos de 1 bom para fazer dar certo). :)


   Bom, depois de feito todos esses exames achei que estava ferrada, desculpem o palavreado, mas foi exatamente essa palavra que vinha na minha cabeça. Estou FERRADA, nunca vou ser mãe.
   Pois bem, marcamos uma consulta com meu ginecologista, agora com todos os exames feitos e a grande surpresa, eu já estava gravida. Foi Delicioso, extremamente Surpreendente, a maior Felicidade da minha vida.
      E foi assim meninas. 
   O motivo de eu contar como engravidei??? Fazer com que ninguém desanime. Sempre vai acontecer o que for melhor, no momento certo, quando VOCÊ estiver pronta. Tenho certeza que se tivesse engravidado antes de me mudar para a Espanha não seria a mãe que sou hoje, não tinha condições de me tornar a mãe que sempre sonhei. 
   Então, não desanimem, não encanem, não coloquem pressão em você. NADA acontece por acaso, quando for a hora com certeza VIRÁ. E você vai ver: VAI SER LINDO!!!



   Grande beijo, Nathalia.
   

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Teste de Farmácia: Será???

   Fiquei sabendo que estava grávida porque fiz um teste de Farmácia. 1 não, fiz 4 para "tentar" sentir certeza naqueles teste. E acho que a maioria das mulheres descobre através desse teste, porém SERÁ que eles são confiáveis?!!!!
   Quando fui comprar o teste me deparei com dezenas de marcas diferentes, por isso resolvi fazer um de cada. Eles funcionam basicamente de forma igual, medindo a quantidade de HCG, que é o hormônio ganodotropina coriônica, que é produzido durante a gravidez e presente na urina.
   A grande diferença entre eles é a sensibilidade do teste, ou seja, algumas marcas conseguem detectar níveis bem baixos do hormônio, níveis de até 12 dias após a ovulação, nesse caso antes mesmo do atraso menstrual. Então para você conseguir identificar se está ou não gravida preste atenção nessa informação que acabei de citar. 


   Se o resultado der positivo, meninas você está com quase 100% de chance de estar grávida, teste de farmácia é confiável sim. Em caso de negativo o indicado é refazer o teste dentro de alguns dias, especialmente se tiver sido realizado logo nos primeiros dias após o atraso da menstruação. 
   Refazer o teste não significa que o exame anterior deu ERRADO, o que pode ter ocorrido é que o nível de HCG era muito baixo, o que se altera em 1 ou 2 dias após o atraso menstrual. 


   Existem outros testes que você pode fazer para confirmar a gravidez, são o teste de laboratório, que é feito através de análise de sangue, ou mesmo o exame de toque, feito pelo ginecologista.
   No exame de sangue é detectado a presença de uma fração do hormônio HCG, chamada de Beta (BHCG). Esse exame é extremamente preciso. 
   Já o exame de toque verifica alguns sinais como alteração na textura do colo uterino e o tamanho e o formato do útero. 
   A grande diferença entre esses dois testes e o de farmácia é que o de farmácia é mais barato e pode ser feito a qualquer momento. Ou seja, minha opinião: Se você estiver com alguns sintomas de gravidez faça o teste de farmácia, ele vai te deixar menos ansiosa após saber o resultado. Claro, faça o teste de sangue também, mas só para confirmar algo que você com certeza já sabia :)

 



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Desenvolvimento do Seu Bebê e as Consultas ao Pediatra

   Quando o bebê nasce ele começa a ser nossa maior preocupação, queremos assegurar que ele tenha o desenvolvimento correto, a capacidade física exata, assim como apresente a linguagem e todas as evoluções perfeitas. Por isso a importância das visitas periódicas ao pediatra, elas não só são necessárias para nos deixar tranqüilas, como para verificar se tudo está correndo como deveria.
   O primeiro aninho de vida do bebê requer uma atenção especial, já que é nessa época que o seu crescimento tem ascensão constante. É nos primeiros meses que o seu filho cresce de 4 a 5 cm por mês, e vai diminuindo gradativamente. Quando ele completar 1 ano ele deverá ter crescido entre 24 a 28 cm.
   Esse crescimento é acompanhado pela curva de crescimento criada pela Organização Mundial de Saúde, onde a maior parte das crianças se encontram na média. E o peso é assim equivalente, devendo ser ao 1 ano de vida o triplo do peso do nascimento.



   A perda de peso não é algo comum, depois de um período o normal é seu filho começar a diminuir o ganho de peso, mas NUNCA deixar de ganhar. Se houver perda de peso pode significar algum problema e por isso leve seu filho imediatamente ao pediatra.
   Comparar o desenvolvimento do seu bebê com os outros não funciona, cada criança é única e apresenta maneiras distintas de crescer. Isso, ainda é aliado ao padrão genético. Ou seja, até dois irmãos podem ser muito diferentes, respeite o momento de cada bebê e fique atenta, por isso a importância das idas periódicas ao pediatra. É ele que vai te orientar sobre a situação do seu filho.
   Até os 7/8 meses seu filho deve ir mensalmente ao pediatra, depois a freqüência cai, com idas bimestrais até ele completar 1 ano de vida, trimestrais até os 2 anos e semestrais até o terceiro.


   Uma dica: vocês pais devem confiar no pediatra, não adianta seu médico ser super bem indicado, ter excelentes habilidades se você ou seu marido não confiam nele. Até chegarmos ao pediatra do Breno passamos por uns dois, e não que não eram bons, mas gostamos do método e do jeito do nosso pediatra. Vale a pena você receber informações a respeito do médico, porém é no contato pessoal com ele que você verá se é ou não a melhor opção para seu filho.
   Ahhh leve seu recém-nascido até no máximo 15 dias para consultar um pediatra. Nessa primeira fase é importante uma checarem geral para ver se a saúde do seu pequenino esta iniciando em dia. 




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Icterícia: Bebê Amarelado

   Quando ainda estava grávida de 8 meses uma amiga minha estava tendo seu filhote e, infelizmente, ele teve icterícia, não uma, mas duas vezes. Aí, por isso, fui saber o que significava essa doença e suas causas.
   A Icterícia, também conhecida como Amarelão, é uma alteração fisiológica na coloração da pele e no branco dos olhos dos recém - nascidos, deixando o bebê amarelado. 
   Isso acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas no sangue, que se deve a dificuldade do fígado em capturar toda essa quantidade de bilirrubina, deixando o bebê amarelado.
   Esse tipo de icterícia não chega a ser considerada doença, já que é comum, atinge cerca de 50% dos bebês nascidos no tempo certo e é ainda mais freqüente nos prematuros. 
   A cor amarela aparece no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, sendo primeiramente no rosto , depois atinge tórax, abdome e, finalmente, as pernas. Em torno do décimo dia regride normalmente, porém é muito importante que o bebê tome banho de sol pela manhã ou no final da tarde, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.


   Se a icterícia atingir um nível muito alto o recém- nascido é internado para fazer fototerapia, ou seja, o bebê fica em um berço com uma fonte de luz que converte essa bilirrubina deixando a pele do bebê com coloração normal. 


   Se não tratada adequadamente o Amarelão pode se acumular no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, fique atenta e, se você tiver suspeita que seu pequenino esteja com icterícia, tome as providencias necessárias. 

Dicas:
- Dê bano de sol no seu filho, porém fique atenta ao horário, o ideal é ser até as 10 horas da manhã ou depois das 4 da tarde;
- Verifique as fezes e urina do seu bebê, veja se a coloração está normal, se perceber algo diferente procure um médico;
- Aleitamento Materno é sempre o melhor para seu bebê.