Quando ainda estava grávida de 8 meses uma amiga minha estava tendo seu filhote e, infelizmente, ele teve icterícia, não uma, mas duas vezes. Aí, por isso, fui saber o que significava essa doença e suas causas.
A Icterícia, também conhecida como Amarelão, é uma alteração fisiológica na coloração da pele e no branco dos olhos dos recém - nascidos, deixando o bebê amarelado.
Isso acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas no sangue, que se deve a dificuldade do fígado em capturar toda essa quantidade de bilirrubina, deixando o bebê amarelado.
Esse tipo de icterícia não chega a ser considerada doença, já que é comum, atinge cerca de 50% dos bebês nascidos no tempo certo e é ainda mais freqüente nos prematuros.
A cor amarela aparece no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, sendo primeiramente no rosto , depois atinge tórax, abdome e, finalmente, as pernas. Em torno do décimo dia regride normalmente, porém é muito importante que o bebê tome banho de sol pela manhã ou no final da tarde, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.
Se a icterícia atingir um nível muito alto o recém- nascido é internado para fazer fototerapia, ou seja, o bebê fica em um berço com uma fonte de luz que converte essa bilirrubina deixando a pele do bebê com coloração normal.
Se não tratada adequadamente o Amarelão pode se acumular no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, fique atenta e, se você tiver suspeita que seu pequenino esteja com icterícia, tome as providencias necessárias.
Dicas:
- Dê bano de sol no seu filho, porém fique atenta ao horário, o ideal é ser até as 10 horas da manhã ou depois das 4 da tarde;
- Verifique as fezes e urina do seu bebê, veja se a coloração está normal, se perceber algo diferente procure um médico;
- Aleitamento Materno é sempre o melhor para seu bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário