Quando o bebê nasce tudo é motivo de descoberta. A medida em que vai se desenvolvendo seus sentidos vão se tornando sua maior ferramenta para descobrir e desvendar o mundo. Embora alguns sentidos não estejam completamente desenvolvidos, podemos estimulá-los desde seu nascimento e assim tranformá-lo num bebê calmo e seguro.
Já no sétimo mês de gestação seu filho começa a desenvolver seus sentidos, porém alguns precisam de tempo para serem desenvolvidos, veja cada um deles abaixo:
Visão: como a vida intra-uterina é escura, o bebê apresenta um reflexo de fechar os olhos com força contra qualquer luz forte. Isso só vai melhorar com o tempo, conforme ele for se acostumando a luz solar, mas saiba, nas primeiras vezes que você levar seu filho para tomar banho de sol ele, com certeza, tenderá a fechar seus olhinhos e vai abrindo com o tempo.
Porém um recém- nascido pode enxergar bem a uma distância de 12 a 30 cm, ou seja, quando você perceber que seu pequeno filhote começa a focar as coisas faça expressões com o rosto bem pertinho do rostinho dele, como mostrar a língua, abrir a boca, você vai ver que ele, com o tempo, tende a te imitar, é mágico.
O inchaço nos olhinhos do bebê assim que ele nasce é normal, isso devido as contrações do parto, porém após alguns dias seu rostinho fica normal. Não se preocupe.
Audição: durante o último trimestre de gestação seu bebê já começa a ouvir a voz abafada da mamãe, assim como seu batimento cardíaco, respiração e digestão. Por isso você pode e deve conversar com seu filhote ainda dentro da sua barriga, pode parecer loucura, mas ele com certeza sabe que você está conversando com ele. Cantar é uma boa opção também.
Sons altos e agudos geralmente incomodam os bebês, já os mais calmos e ritmos os acalmam. Caixinhas de música, brinquedos com sons agradáveis e música baixa estimulam sua audição.
Tato: esse sentido é um dos mais importantes na comunicação mamãe/bebê. Quando o toque é suave e rítmico é o que conforta seu filho, isso porque ele se acostumou, ainda no útero, a ser embalado pelo movimento da mamãe.
Normalmente para fazer um recém-nascido se acalmar basta colocá-lo junto ao corpo e balançar lentamente.
Aqui o que mais gosto é, sempre toque seu filho, sempre o acaricie e sinta-o perto de você. Desse jeito você estará estreitando seu laço com ele de uma maneira intensa, pois é delicioso sentir a mãozinha do seu filho no seu peito quando está amamentando, é simplesmente mágico sentí-lo nos seus braços, aproveite, é privilégio das mamães :)
Olfato e Paladar: esses dois sentidos acompanham o bebê desde o parto. Já desde pequenino seu filho reconhece odores, assim como se afasta de perfumes desagradáveis. O odor que ele mais adora é o da mamãe, o qual reconhece com extrema facilidade.
Já com o paladar os bebês podem diferenciar o doce do azedo, e conforme você inicia sua alimentação, introduzindo frutinhas e papinhas, ele vai desenvolvendo esse sentido, tornando-o mais aguçado