sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cuidados com a Moleira do seu Bebê

   Quando o bebê nasce temos que prestar atenção em muitas coisas, porém suas Moleiras são uma das coisas mais importantes com a qual temos que ter um cuidado dobrado.
   Também conhecida como Fontanelas, as moleiras são as aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas que também estão abertas, chamadas suturas. A função de ambas é promover o momento do parto, facilitando a passagem do bebê no canal vaginal e permitir o crescimento adequado do cérebro. 
   No primeiro ano de vida da criança, o cérebro cresce metade de seu tamanho que terá quando ele for adulto, alcançando seu crescimento total ao fim do segundo ano de vida. A Fontanela Maior se fecha entre o nono e o quinto mês de vida do bebê, já a Fontanela Menor se fecha até o segundo mês. 



   O fechamento prematuro dos ossos do crânio pode causar, além de deformidade, lesões neurológicas graves, conhecido como cranioestenose, o qual não tem causa definida, mas pode ser hereditário, intra-uterina, infecciosa ou até mesmo devido ao uso inadequado de medicamentos durante a gestação. 
   O diagnóstico é feito a partir do exame físico do bebê, verificando as suturas fechadas e as possíveis malformidades dos ossos da face e do sistema nervoso que a cranioestenose pode causar. 
   Seu tratamento é cirúrgico e tem como objetivo criar espaços para o desenvolvimento normal do cérebro e corrigir as deformidades existentes, prevenindo assim as seqüelas que podem vir a existir. 
Obs: tenha sempre um cuidado especial com a cabecinha do seu bebê, até que as moleiras se fechem é importante ter uma atenção extra. 

   Segunda-feira o tema será Som do Útero: o melhor remédio para acalmar seu bebê. Bom final de semana. Nathalia


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Kit de Higiene Safety 1st !!!

   Mamães, um item que acho de extrema importância para vocês terem é o Kit de Higiene da marca Safety 1st. Claro que existem outras marcas ótimas e você pode comprar os itens separadamente também, mas como sou uma pessoa extremamente organizada e gosto de ter tudo no seu lugar, esse kit é ideal, pois além de ter tudo que você vai precisar para cuidar da higiene do seu bebê, vem numa necessaire bonitinha. ;)
   

   Sobre os itens que você vai precisar:

- Escova e Pente de cabelo;
- Termômetro ( se você comprar fora do Brasil seu termômetro vai estar em Fahrenheite, por isso fique atenta);
- O famoso Trim de cortar unha;


- Tesourinha com a ponta redonda; 


- Lixa de Unha, para caso você nao consiga cortar com a tesourinha;


- Escova de Dente;
- Aspirador Nasal ( esse é o único item que nao gosto desse kit, ele nao funciona direito, existem outros no mercado que são bem melhores);


- Chuquinha: 1;
- Alguns lencinhos de álcool. 

Isso é tudo que você precisará por um bom tempo, conforme surgir necessidade você pode comprar o item e incluir na sua bolsinha. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como Escolher o Nome do seu Bebê??!!!

   Uma das coisas que logo pensamos quando engravidamos é sobre o nome do nosso filho. Claro que existe aquelas mamães que desde pequenas já sabem quais nomes querem dar aos seus filhos, porém para aquelas que, assim como eu, não sabiam vou contar como foi a minha experiência. 
  Bom, mesmo antes de saber o sexo do nosso filho começamos a pensar em nomes de meninos e meninas, acho que a primeira dica importante que dou é não adianta você brigar com seu marido por isso, caso um ou outro não goste do nome cancele essa opção de cara. Afinal, você não vai querer dar um nome que você não goste e nem ele né. Isso deve ser uma tarefa prazerosa e não o contrário. 


    Dito isso começamos, foi João, Maria, Antônio, Francisco, etc, etc, etc... A lista era imensa. Aí chegou o dia de saber o sexo, e era MENINO, ou seja, a lista caiu pela metade. Ufaaaa ;)
  Então começamos a pensar em nomes e pesquisar seus significados. Isso é uma outra dica que dou, pesquise o que significa cada nome, existem coisas lindas que você vai descobrir e que vai fazer razão para vocês escolherem tal nome. 
   Bom, um dia estávamos deitados e então pensamos em Cauã. Era um nome que tanto eu quanto meu marido gostávamos. Ótimo, foi decidido. Dormimos super feliz esse dia. Porém no dia seguinte nós dois estávamos calados, foi muito engraçado, parecia que a escolha não era a certa, algo dentro de nós mostrou que esse não era o nome do nosso filho. Foi então que começamos a pensar em outras opções.
  Enquanto isso a vida seguia, e foi num belo dia que entramos numa loja e um garotinho veio até nós dois, meu marido perguntou seu nome e ele nos disse: BRENO. Achamos lindo, porém depois do rolo todo de Cauã ficamos contidos, mas Breno com certeza era uma opção.
   Foi então que um dia eu sonhei que meu filho chamava Breno, e a partir de então esse foi o nome que escolhemos.


   Moral de toda a história:
   - Não tenha pressa em escolher o nome do seu filho, afinal ele vai demorar 9 meses para sair da sua barriga;
   - A menos que você e seu marido tenham certeza, não tenha pressa em contar aos outros a escolha de vocês, curta o nome, pensem se combina com o sentimento de vocês, depois disso você espalha a notícia com muito orgulho;
   - Não leve em conta a opinião dos outros, escute, porque faz parte, mas quem tem que gostar do nome do seu filho são vocês dois, o resto é "resto";
   - Mães, sexto sentido não falha, pegue um dia para ficar tranqüila e comece a pensar em nomes, você vai ver como a escolha correta soará mais alto nos seus ouvidos, confie. 


   Hoje olho pro meu filho e vejo que esse era o único nome que combinaria perfeito com seu jeitinho. Cauã, continuo achando lindo, quem sabe para o próximo bebê ;)

   Amanhã Kit de Higiene Safety 1st.  Beijo, Nathalia.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Como Manter a Pele do seu Bebê Saudável

   No inverno a pele sofre bastante com os ventos gelados e o friozinho do nosso país. Se a nossa muitas vezes é agredida pela exposição ao frio, imagina a do bebê. Por isso que quando o assunto é manter uma pele saudável para nosso filho todo cuidado é pouco.
   Por isso segue algumas dicas para te ajudar no cuidado com seu filhote, já que manter a pelinha do nosso bebê saudável não é trabalho fácil nessa época do ano. 


* Evite dar banhos muito quentes, o uso da bucha e do sabonete também pode não ser uma boa idéia nos dias mais frio, já que eles promovem a retirada da camada de gordura da pele e, consequentemente, causa o ressecamento;


* Nao aqueça seu bebe exageradamente, os bebes que são super-aquecidos podem desenvolver bolinhas avermelhadas em todo o corpo, principalmente no pescoço, que é a conhecida brotoeja;

* Quando você for usar uma roupa com fibras sintéticas ou lã no seu filho evite colocá-las diretamente na sua pelinha, sempre use um body de algodão entre a pele e esses tecidos;

* Use um creme hidratante no corpo do seu filho, NUNCA no seu rostinho, isso vai ajudar você a manter a sua pele hidratada e protegida. 
Obs: evite passar cremes e hidratastes na mão do seu filho, pois devido a sucção, a mãozinha vai ser o principal "mordedor" do seu bebê, e, com isso, o que estiver em sua mão vai para a sua boca. 



   Amanhã um assunto que gera muita conversa e discussão, mas que é delicioso, A Escolha do Nome do Seu Bebê. Beijo, Nathalia. 


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como evitar Assaduras??!!?

  Nos primeiros dias de vida do bebê pegá-lo no colo exige um cuidado absoluto, ainda mais quando o assunto é manejá-lo, como por exemplo dar um banho ou tracar sua fraldinha, pois parece que com qualquer movimento mais brusco vamos quebrá-los. Porém, mesmo com toda essa fragilidade temos que ter mãos firme quando o assunto é limpar seu bumbumzinho para evitar as terríveis assaduras. 


  Elas são um incômodo para seu bebê, pois além de deixar a pelinha do nosso pequenino irritada, vermelha e ardendo, causa coceira e dor, podendo até prejudicar seu sono e sua alimentação. 
   E tudo isso devido a umidade, ela é a principal causa da assadura, ou seja, não é só no bumbum que devemos ter cuidado, mas sim em todas as dobrinhas do seu corpo, como nas perninhas, bracinhos e pescoço, uma atenção especial é importante. 
  Quando tratada desde o começo, a assadura deve melhorar em dois dias, porém se ela ainda persistir, ou chegar a piorar, fale imediatamente com o seu pediatra, pois pode ser outro tipo de infecção, como fungo ou bactéria, e assim você deve fazer um outro tipo de tratamento. 


   No meu filho eu uso a pomada Dermodex Prevent e é ótima. Ela não é tão pegajosa e também não é muito fina, para mim é na medida certa, mas existem outras que são muito recomendadas, como a Bepantol e a própria e famosa Hipoglós. Acho que vai de experimentar e ver qual você se adapta melhor. 

Algumas dicas para prevenir as assaduras:
  • Você não precisa dar banho no seu bebê a cada troca de fralda quando ele fizer xixi, limpá-lo com um algodão umedecido com água morna é o indicado para a higienização, pois quando você usa muitas vezes sabonete, mesmo sendo neutro, ou lenços umedecidos, eles retiram a camada de proteção da pele, deixando o local propenso à assadura;
  • Quando seu bebê fizer cocô, o ideal é lavar o bumbum, mas apenas com aguá, sem o uso de sabonetes.
  • Quando der, deixe o bebê algum tempinho sem fralda para evitar um pouco o atrito com a pele do seu pequeno, não é tarefa fácil, porém alguns minutinhos por dia já fazem a diferença;
  • A fralda pode sim dar assadura. Quando isso acontecer troque de marca, hoje em dia existem vários tipos. A assadura pode ser por causa de alguma reação alérgica de algum componente da fralda;
  • Nunca use talco como antigamente, pois o talco junto com a região abafada e, portanto, úmida, propicia o aparecimento das assaduras.
  • O uso exagerado das pomadas para prevenção das assaduras pode ter efeito contrário.Você deve passar uma camada fina de pomada, o exagero deixa a região sem “respirar”, irritando ainda mais a pele do bebê.
  • Bebês maiores podem ter assaduras em decorrência de alergias alimentares. Por isso, quando introduzir a alimentação sólida, ofereça um alimento novo por vez, assim saberá se a assadura tem como causa alergia alimentar.
   Amanhã Cuidados para manter a Pele do seu Bebê Saudável. Beijo, Nathalia.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fotos para fazer com seu Bebê

   Registrar os momentos mágicos do seu bebê é uma tarefa super fácil, ainda mais com os celulares que existem hoje. 
  E tirem muuuuuitas fotos, porque seu filhote muda a cada dia, a todo momento ele descobre algo novo, uma nova maneira de se expressar, e nada melhor que gravar esses momentos em uma foto, para eternizar a evolução do seu pequeno pimpolho.
  Eu sou super a favor de registrar esses momentos, até tenho algumas fotos que quero fazer com meu filhote, e essa idéia quero dar a vocês agora, afinal, quem não gosta de inventar moda. :)
  Por isso olhem e se inspirem... Ahhhh uma dica: você pode achar impossível fazer as fotos posadas com um recém-nascido, mas acreditem, quando eles estão dormindo num soninho profundo vocês conseguem colocá-los na posição que desejar, podem testar, dá certo. 





   Segunda-feira volto com Dicas para Evitar Assaduras. Bom final de semana, beijo, Nathalia.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como Surge o Soluço?

  Soluço surge de repente, quando você menos espera seu bebê começa a soluçar e ele fica, fica, fica... Muitas vezes fica até começar a irritar seu filho e estragar o momento que vocês estavam vivendo. Porém pode ficar despreocupada, o incômodo é mais seu, seu bebê não sente essa sensação ruim e, muito menos, dor.


   O soluço normalmente surge devido a imaturidade do sistema nervoso dos pequeninos, os quais não  controlam o músculo do diafragma, que é envolvido no ato de respirar. Ou seja, qualquer coisa que irrite o diafragma faz com que esse músculo entre em espasmo repetitivo, gerando o soluço. O ruído que acontece é decorrente do fechamento inesperado da glote na inspiração, fazendo com que as pregas vocais vibrem. 
  Entre as causas da irritação do diafragma estão: ingestão excessiva de alimento, alimentação rápida onde o bebê engole ar, e as mudanças de temperatura corporal. 
  Os soluços são tão comuns que atingem cerca de 80% dos bebês, e tendem a melhorar até os seis meses de idade. 


   Evitar o soluço não é trabalho fácil, porém existem algumas dicas que a mamãe pode seguir para tentar impedir que ele surja repentinamente:

* Quando você escutar um ruído na sucção, durante a amamentação, pode ser que seu filho esteja engolindo ar, ou seja, pode ser que seu filho venha a ter soluço. Quando isso ocorrer retire-o do peito e ao recolocá-lo faça com que ele abocanhe toda a auréola, evitando assim a entrada de ar;
* Quando seu bebê mama no peito direto, sem pausa, pode causar soluço. Isso devido a ingestão rápida de leite. Aqui a solução é fazer pausas, deixe-o sugar um pouco e retire-o do peito para que ele descanse e respire e assim sucessivamente;
* Não esqueça de fazer seu bebê arrotar depois das mamadas, em posição vertical. Quando seu bebê arrota ele elimina o ar, eliminando as chances de soluços;
* Mudança de temperatura corporal, quanto a isso troque seu filho sempre em ambiente onde a temperatura está agradável e sem correntes de ar. 
   

   Amanhã Fotos para Você fazer com o seu Bebê, imperdível. Beijo, Nathalia. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Visite o Hospital Antes do Nascimento do seu Bebê

   Hoje vou falar com as mamães que, assim como eu, são ansiosas, porém gostam de se prevenir.
  Muita coisa vai acontecer no dia de ir para o hospital, a menos que você marque sua cesárea, você nunca saberá o dia que seu bebê vai nascer. Por isso além de deixar as malas prontas, tanto a sua quanto do seu filho, deixar o quartinho arrumadinho para a chegada do seu bebê, e tudo que você já sabe, uma coisa muito importante para mim foi fazer uma visita ao hospital para conhecer o local que você ficará.
   O Hospital que eu tive meu filho foi o da Unimed, e lá tem um esquema muito legal para as mamães que querem conhecer a maternidade, o possível quarto que você ficará com seu filho, assim como as instalações do hospital. 
   Claro que no centro obstétrico você não poderá entrar, porém só de fazer essa visita já dá uma segurança a mais para as mamães que estão ansiosas. 



   Ahhh, no dia da visita você pode ir com tempo e experimentar as delícias que tem na cafeteira do hospital, para quem ama arroz doce, vai amar o que eles fazem lá, :) E isso, com certeza te fará entrar no clima e ir se ambientando com o lugar que te marcará pro resto de sua vida. 
  Então para quem quer fazer essa visita é só ligar lá no Hospital da Unimed e agendar com alguma das secretárias, mas não esqueça de ligar antes, sem agendamento você vai dar com a cara na porta. 
   Bom, tudo o que eu falei pode parecer besteira, mas para quem é ansiosa posso garantir que você não vai se arrepender.


   Uma outra dica que pode te deixar mais tranqüila é: combine com seu marido, sua mãe, ou com quem provavelmente você se dirigirá até o hospital no dia do nascimento, o caminho que vocês farão até lá, isso porque afinal será um momento bastante tenso para aqueles que são pegos de surpresa, e ter a tranqüilidade no caminho é super importante para a mamãe ter um parto sossegado e agradável. 
   
   Hoje fui visitar uma prima que acabou de ter uma bebezinha linda, a Betina, e nós conversamos um pouco sobre o Soluço, muito comum nos bebês, por isso amanhã o assunto será esse: Como Surge o Soluço? Beijo, Nathalia.