segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como evitar Assaduras??!!?

  Nos primeiros dias de vida do bebê pegá-lo no colo exige um cuidado absoluto, ainda mais quando o assunto é manejá-lo, como por exemplo dar um banho ou tracar sua fraldinha, pois parece que com qualquer movimento mais brusco vamos quebrá-los. Porém, mesmo com toda essa fragilidade temos que ter mãos firme quando o assunto é limpar seu bumbumzinho para evitar as terríveis assaduras. 


  Elas são um incômodo para seu bebê, pois além de deixar a pelinha do nosso pequenino irritada, vermelha e ardendo, causa coceira e dor, podendo até prejudicar seu sono e sua alimentação. 
   E tudo isso devido a umidade, ela é a principal causa da assadura, ou seja, não é só no bumbum que devemos ter cuidado, mas sim em todas as dobrinhas do seu corpo, como nas perninhas, bracinhos e pescoço, uma atenção especial é importante. 
  Quando tratada desde o começo, a assadura deve melhorar em dois dias, porém se ela ainda persistir, ou chegar a piorar, fale imediatamente com o seu pediatra, pois pode ser outro tipo de infecção, como fungo ou bactéria, e assim você deve fazer um outro tipo de tratamento. 


   No meu filho eu uso a pomada Dermodex Prevent e é ótima. Ela não é tão pegajosa e também não é muito fina, para mim é na medida certa, mas existem outras que são muito recomendadas, como a Bepantol e a própria e famosa Hipoglós. Acho que vai de experimentar e ver qual você se adapta melhor. 

Algumas dicas para prevenir as assaduras:
  • Você não precisa dar banho no seu bebê a cada troca de fralda quando ele fizer xixi, limpá-lo com um algodão umedecido com água morna é o indicado para a higienização, pois quando você usa muitas vezes sabonete, mesmo sendo neutro, ou lenços umedecidos, eles retiram a camada de proteção da pele, deixando o local propenso à assadura;
  • Quando seu bebê fizer cocô, o ideal é lavar o bumbum, mas apenas com aguá, sem o uso de sabonetes.
  • Quando der, deixe o bebê algum tempinho sem fralda para evitar um pouco o atrito com a pele do seu pequeno, não é tarefa fácil, porém alguns minutinhos por dia já fazem a diferença;
  • A fralda pode sim dar assadura. Quando isso acontecer troque de marca, hoje em dia existem vários tipos. A assadura pode ser por causa de alguma reação alérgica de algum componente da fralda;
  • Nunca use talco como antigamente, pois o talco junto com a região abafada e, portanto, úmida, propicia o aparecimento das assaduras.
  • O uso exagerado das pomadas para prevenção das assaduras pode ter efeito contrário.Você deve passar uma camada fina de pomada, o exagero deixa a região sem “respirar”, irritando ainda mais a pele do bebê.
  • Bebês maiores podem ter assaduras em decorrência de alergias alimentares. Por isso, quando introduzir a alimentação sólida, ofereça um alimento novo por vez, assim saberá se a assadura tem como causa alergia alimentar.
   Amanhã Cuidados para manter a Pele do seu Bebê Saudável. Beijo, Nathalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário