Não é a toa que existe aquela expressão "Quem canta seus males espanta", e durante a gravidez não é diferente. Vão haver dias em que você não estará com bom humor, aliás, com as mudanças hormonais, vão haver dias que nem você vai se entender, mas não se assuste, é super normal. É aí que entra a música.
Quando eu ficava nesses dias saia de carro e escutava muuuuuita música, me fazia um bem... E saibam, cantar não só faz bem para a mamãe, mas faz muito bem para seu bebê também.
Existem estudos que indicam que as gestantes que escutam trinta minutos de música todos os dias reduzem, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade, em comparação com as gestantes que não tiveram intervenção de música durante o mesmo período.
Esse estudo, feito em Taiwan, selecionou diferentes tipos de músicas, entre elas clássica, canções infantis, sons da natureza e canções de ninar, e todas tiveram efeitos positivos, inclusive aumentaram a atividade cerebral do bebê e fortaleceram o vínculo com a mamãe.
Porém o mais importante é que independente do tipo de música que você vier a escutar, elas tem que te fazer sentir bem, se elas te deixam tranqüilas, com certeza fará bem para o seu filhote.
Pode acreditar ou não, mas seu bebê já consegue perceber sons desde a 20/21 semanas de gestação. Nesse período ele já reconhece sua voz e, com certeza, sabe quando você está tranqüila cantando.
Faça um teste: escute a mesma música durante a gestação, escolha uma que você goste, e quando seu filho nascer coloque a mesma música, ao ouví-la, ele reconhecerá e vai se tranquilizar, assim como fazia dentro da sua barriga, é mágico.
Pontos Importantes:
* A música que você escolher deve te agradar. Não vai adiantar você colocar uma música de ninar só porque dizem que vai te fazer bem, não será benéfico se você não gostar.
* Não tem necessidade de ouvir a música muito alto achando que aí sim seu bebê vai escutá-la, saiba que o liquido amniótico é um ótimo condutor de sons.
* Sua voz será o primeiro som que seu filho reconhecerá, por isso, converse e cante bastante para ele, não se esqueça de fazer isso enquanto ele estiver dentro da sua barriga, mas fora também.
Amanhã Posições de Amamentação. Beijo, Nathalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário