quarta-feira, 12 de junho de 2013

Chupar o Dedo: hábito nada saudável

  É muito comum vermos bebês com o dedinho na boca, principalmente quando estão dormindo. As vezes podemos vê-los até quando ainda estão dentro da barriga da mamãe, e no momento achamos extremamente lindo. Porém colocar o dedo na boca pode ser muito prejudicial para seu bebê. 
  Um dos primeiros aprendizados do bebê é a sucção, ele não suga somente para matar a fome, mamando, mas também para saciar a vontade de sugar, e por isso ele coloca muuuuuito a mãozinha na boca. 
  Esse ato não é prejudicial para a criança até os dois ano de idade, enquanto a mão dela estiver na boca durante o dia, ou quando ela coloca a mão toda na boca, não há problema algum, é pela boca que eles começam a entender o mundo, faz parte da sua evolução. Além da mão, você vai perceber que tudo ele leva a boca, todos os objetos que ele pode pegar, tudo que estiver ao seu alcance pode virar fácil um objeto de sucção.
  O que você, mamãe, deve se atentar é quando seu filho sugar somente o dedinho, e principalmente se, enquanto ele faz isso, ele está dormindo. 



   Se você amamenta exclusivamente seu bebê até os seis meses, ele terá sua necessidade de sucção saciada e dificilmente vai aceitar chupeta ou mesmo o dedo. E isso é verdade. Meu filho está com quatro meses e eu estou amamentando, ele pega chupeta muito raramente e o dedo nunca. 
  Para as mamães que tem fartura de leite um aviso, seu bebê pode se satisfazer com as mamas cheias e com isso ele não terá feito esforço para sugar, ou seja, pode ser que ele crie uma necessidade de sugar, e encontre o dedo para satisfazer esse desejo. Por isso fique atenta. Uma dica: tirar um pouco o leite (ordenhar como é conhecido esse ato) antes de amamentar seu filho, assim seu bebê fará esforço para mamar e terá sua necessidade de sucção satisfeita. 
  Para aqueles bebês que já começaram a tomar complemento, suquinho ou outros alimentos, sempre prefira as mamadeiras com bicos bem fechadinhos, para que ele tenha que fazer esforço para conseguir o alimento, e assim sugar.


   Os prejuízos causados pela sucção do dedo são maiores do que os da chupeta, por isso prefira dar chupeta do que deixá-lo com o dedinho na boca. Outro motivo para tomar essa decisão é que o dedo sempre estará com ele, e a chupeta não, pode ser retirada com mais facilidade a medida que ele vai crescendo. 
  Entre os prejuízos de chupar o dedo estão: alteração na arcada dentária, como mordida aberta, cruzada ou profunda, isso faz com que a criança venha a respirar pela boca, pois deixa a musculatura oral flácida. Essa respiração, por sua vez, pode levar a criança a apresentar ronco ou baba enquanto dorme, irritabilidade, cansaço anormal durante atividade física, bruxismo, alterações da postura, diminuição do apetite, respiração e mastigação ruidosa, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem. 

   Se seu bebê já chupa o dedo, duas dicas: Aleitamento Materno e Mordedores, de preferência os gelados.
   Bom, é isso. Preste atenção e mãos a obra.
   Devido ao feriado aqui em Piracicaba volto somente na segunda-feira com o tema: os diferentes tipos de fraldas: Toalha Fralda, Fralda de Ombro e Fralda de Boca, e suas necessidades. Bom feriado para as cidades que terão, e bom final de semana a todas, Nathalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário