sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cuidados com a Moleira do seu Bebê

   Quando o bebê nasce temos que prestar atenção em muitas coisas, porém suas Moleiras são uma das coisas mais importantes com a qual temos que ter um cuidado dobrado.
   Também conhecida como Fontanelas, as moleiras são as aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas que também estão abertas, chamadas suturas. A função de ambas é promover o momento do parto, facilitando a passagem do bebê no canal vaginal e permitir o crescimento adequado do cérebro. 
   No primeiro ano de vida da criança, o cérebro cresce metade de seu tamanho que terá quando ele for adulto, alcançando seu crescimento total ao fim do segundo ano de vida. A Fontanela Maior se fecha entre o nono e o quinto mês de vida do bebê, já a Fontanela Menor se fecha até o segundo mês. 



   O fechamento prematuro dos ossos do crânio pode causar, além de deformidade, lesões neurológicas graves, conhecido como cranioestenose, o qual não tem causa definida, mas pode ser hereditário, intra-uterina, infecciosa ou até mesmo devido ao uso inadequado de medicamentos durante a gestação. 
   O diagnóstico é feito a partir do exame físico do bebê, verificando as suturas fechadas e as possíveis malformidades dos ossos da face e do sistema nervoso que a cranioestenose pode causar. 
   Seu tratamento é cirúrgico e tem como objetivo criar espaços para o desenvolvimento normal do cérebro e corrigir as deformidades existentes, prevenindo assim as seqüelas que podem vir a existir. 
Obs: tenha sempre um cuidado especial com a cabecinha do seu bebê, até que as moleiras se fechem é importante ter uma atenção extra. 

   Segunda-feira o tema será Som do Útero: o melhor remédio para acalmar seu bebê. Bom final de semana. Nathalia


Um comentário: