quarta-feira, 24 de julho de 2013

Extrair, Conservar e Congelar O Leite Materno

   Extrair, conservar e congelar o leite materno pode parecer algo simples e fácil, e É mesmo, porém existem algumas dicas e regrinhas que são importantes para que seu leite não perca as propriedades importantes para seu bebê.

Extrair é tranquilo, aliás, o ato pode ser dolorido, muitas vezes causa incômodos, porém não tem segredo. Existem três formas de extrair o leite materno. 1 - extrair manualmente: isso significa extrair com a própria mão apertando a mama; 2 - extrair com bomba manual: conforme você aperta a bomba ela extrai o leite e a 3 - extrair com bomba elétrica: a extração é feita automaticamente, você só precisa encaixar a bomba no seio. Bom, ambas as três fazem o mesmo trabalho, fica para a mamãe a escolha.


Obs: Nunca se esqueça de higienizar a bomba, não há necessidade de desinfetá-la, desde que quem utilize seja somente você. Lavá-la com água quente e sabão é o mais indicado. Deixe secar sobre um pano e pronto, está perfeita para ser utilizada novamente. 

   Conservar e Congelar o Leite Materno: aqui você deve tomar um pouco de cuidado e se ater as regrinhas que são importantes:

- Para extrair o leite use recipiente de plástico ou de vidro, hoje existem alguns sacos que podem ser congelados e são ótimos;



- Sempre coloque rótulos nos recipientes com a data que o leite foi extraído, assim você vai usando dos mais antigos para os mais novos;
- Guarde o leite em quantidades apropriadas para uma mamada do seu pimpolho;
- Se você não for congelar o leite ele pode ser mantido a temperatura ambiente por no máximo 6 horas;


- Já quando for congelar ele tem uma duração entre 3 e 6 meses;
- Para descongelar coloque o leite em banho Maria, depois agite bem para que os componentes se misturem adequadamente;
- Nunca ferva o leite ou use o microondas, pois aquece de forma não uniforme;
- Depois de descongelar o leite use-o dentro de 24 horas;
- NUNCA volte a congelar o leite que você já descongelou.

Obs: Quando o leite materno é congelado ele perde algumas das suas propriedades nutricionais e imunológicas, porém mesmo perdendo algumas das suas boas características, ele continua sendo a melhor opção para seu bebê. 


   Amanhã: Quarentena: Mitos e Verdades. Beijo, Nathalia. 





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário