segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pouco Leite?

   Como já falei aqui no blog anteriormente existem aqueles períodos de colostro e em seguida do leite que desce e desce em abundância, porém com o tempo a quantidade de leite que você terá é a quantidade suficiente para seu bebê se alimentar.
   Comigo foi assim: quando desceu o leite parecia que eu ia explodir de tanto que tinha, com o tempo essa quantidade foi diminuindo, diminuindo até eu ter a quantidade suficiente para o quanto meu filho mama. 
  Ou seja, não se assuste se seu peito diminuir de tamanho, ou se o seu leite nao esguichar mais como no início, é super normal. A quantidade que você vai produzir para amamentar seu filho por um bom  tempo será o quanto ele mama, pois conforme ele suga ele estimula a produção de leite, e consequentemente, o que ele suga para ficar saciado, será a quantidade que você produzirá até desmamar seu filho. 
   

   Tenho uma dica muito importante, e que aconteceu comigo. Estresse, cansaço, ansiedade e todos os sentimentos relacionados a isso faz com que você produza menos leite do que o desejado. Isso me passou no segundo mês de vida do meu filho. Eu estava exausta e percebi que meu leite havia diminuido muito.
   Conversando com o pediatra do Breno descobri que precisa relaxar e pensar positivo, embora a fase estivesse sendo difícil. Foi então que meu leite voltou pouco a pouco e amamento meu filho até hoje, ele está com 5 meses. 
   Por isso quando você se sentir assim respire fundo e comece a pensar que essa é uma fase, intensa e desafiadora, mas logo logo passa. Tente sempre se acalmar e dê alguns dias para que seu leite volte a ser produzido exatamente pela quantidade que seu filho necessita. Não se cobre por estar se sentindo assim, muita mudança está acontecendo em sua vida, é normal sairmos um pouco do eixo. É NORMAL.


   Reduzir o número de mamadas pensando em "economizar" não adianta, muito pelo contrário, além de te fazer começar a produzir menos leite pela falta de estímulo de sucção, você vai começar a se cansar de ver seu bebê passar fome, e isso, como disse acima, te criará um clima de estresse e cansaço, consequentemente diminuirá ainda mais a produção de leite. 
   Resumindo: Dê o peito sempre que seu filho quiser, não regule, claro que com o passar dos dias seu filho vai criando os horarinhos que ele sente fome, mas se caso ele estiver satisfeito não force, exagerar na dose também não traz benefícios. 
   Estimular seu peito fazendo massagens ao redor do bico, como se imitasse seu filho mamando, é uma outra maneira de produzir mais leite. 
   Pessoalmente sou de amamentar, por mais cansativo que seja, e É, pois você fica sem energia, eu AMO, me sinto conectada com meu filho como nunca. Sempre tento nesses momentos trocar olhar com ele, aproveito para aumentar meu vínculo afetivo com meu filho. Amo fazer carinho em seu rostinho, pegar em sua mãozinha. Para mim é uma das melhores coisas em ser mãe, poder dar o alimento que dará vida ao meu filho. Aproveite, porque passa voando. 
   Quarta-feira: O Que você Não pode esquecer de levar na malinha do seu filho quando sair de casa. Beijo, Nathalia


Nenhum comentário:

Postar um comentário