Antigamente muitas mamães usavam Funchicória para acalmar seus bebês. Pois bem, essa "santo" remédinho está PROIBIDO, é isso mesmo, a famosa e antiga Funchicória, passada de geração para geração, teve seu registro cancelado pela ANVISA.
Na sua constituição estavam folhas de chicória, raiz de ruibarbo e folhas de funcho, além de sacarina, responsável pelo saborzinho adocicado do remédio. Seu funcionamento era simples, bastava dissolver o pozinho em água e molhar a chupeta, assim seu filho estaria sugando o gostinho adocicado da Funchicória.
Até aí a Funchicória era considerada um ótimo calmantinho contra dores como a terrível cólica, porém o motivo da sua proibição é devido a falta de comprovação da segurança e eficácia do medicamento. O processo de cancelamento estava em andamento desde 2005, mas a decisão final só ocorreu em 06 de fevereiro de 2012.
A Funchicória é conhecida há mais de 70 anos, apesar de ser quase uma lenda, sua eficácia nunca foi comprovada. Uma explicação para tanta gente achar que seu uso faz efeito contras as cólicas é devido ao que se chama de "remédio psicológico aos pais", ou seja, depois de dá-la ao seu filho os pais se sentiam mais tranqüilos, pois a sensação era de que se havia feito algo para passar a dor. O sabor adocicado era o responsável por tirar a atenção do bebê da dor e transferí-la para o gosto prazeroso do doce.
Meninas, tive experiência com meu filho, ele teve cólica 2 meses muito forte e era diariamente, e no terceiro mês ele tinha as vezes, NÃO existe um remédio milagroso, você tem que tentar de tudo, massagem, bolsinha de ervas, colocá-lo de barriga para baixo no seu colo, cadeirinha que treme, etc... (assunto de amanhã) e ter muuuuuita paciência, vai passar, com certeza, mas não existe fórmula mágica, cada bebê tem o seu tempo, cada bebê se acalma de uma maneira.
A única dica que dou, conforte muito seu filhote quando ele estiver com dor... Seu colinho quente e confortável é, sem dúvida, o melhor que você pode fazer a ele nesses momentos de incômodo.
Amanhã: Algumas Dicas para Minimizar as Cólicas. Beijo, Nathalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário