Semana passada me deparei com algumas informações que não tinha noção do mal que poderia fazer para meu filho. Em consulta com minha nutricionista fiquei sabendo que você não deve dar ao seu filho pequeno Mel, Espinafre e tampouco Clara de Ovo porque pode fazer muito mal a ele. Fiquei espantada com as informações e por isso vou falar um pouco sobre cada uma delas.
MEL
O mel não deve ser dado ao seu filho antes de ele completar 4 aninhos de vida, isso devido ao Botulismo, ou seja, uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso podendo causar tremores, moleza, dificuldade de ingerir alimentos, falta de apetite, e em alguns casos pode levar a óbito por insuficiência respiratória ou complicações neurológicas.
A bactéria causadora do Botulismo está presente no mel mesmo que pasteurizado, isso somado com o não desenvolvimento total do sistema gastrointestinal do bebê torna a ingestão desse alimento algo nada saudável.
ESPINAFRE
O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Porém esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo considerando que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo.
Além de causar um balanço negativo de cálcio e ferro, o ácido oxálico pode causar toxicidade nos rins, e sintomas como lesões corrosivas na boca e trato-intestinal, hemorragias e cólica renal, causados pela ingestão de plantas ricas nesta substância.
Resumindo: evite dar espinafre para seu filho até ele completar 4 anos de vida. Não se engane com a imagem do desenho Popeye, espinafre para pequeninos pode ser um veneno que nem imaginamos.
CLARA DE OVO
A proteína da clara de ovo é um dos principais agentes responsáveis pelas alergias em crianças pequenas. Mesmo que cozidos algumas proteínas do ovo são resistentes ao calor, ou seja, também propiciam o aparecimento de alergias.
A alergia alimentar afeta cerca de 8% das crianças. Pelo menos 40 sintomas podem estar associados a ela, entre cólica, vômito, diarréia, urticária, coceira, otites de repetição, tosse, espirro, anemia, baixo crescimento, rinite, dor de cabeça, inchaço nos lábios, na língua e na garganta e choque anafilático. Os sintomas em geral surgem logo após a ingestão do alimento, mas podem aparecer alguns dias depois.
muito bom saber..Parabéns pelo blog
ResponderExcluir