quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atividade Física na Gravidez

    Se exercitar durante a gravidez é mais do que recomendado, pois além de ajudar a controlar o peso, faz bem tanto para a mamãe quanto para o bebê. Claro que cada mulher tem que seguir seu ritmo, por isso pedir ajuda para um profissional da área é o melhor a se fazer.
    Eu sempre fui muito ligada ao esporte, joguei tênis quando pequena, já fiz aula de vôlei, musculação, spinning, corrida, etc, então na gravidez não foi diferente, só adaptei as atividade que poderia fazer e mãos a obra, comecei a praticá-las.
    Logo que fiquei sabendo que estava grávida parei com a musculação e as corridas e comecei a caminhar durante 40 minutos diariamente, até ir na minha primeira consulta ao médico e me informar sobre os exercícios que poderia fazer. 
    Bom, o que voce barrigudinha pode praticar durante a gravidez, segundo informações dadas pelo meu medico, são: caminhada, hidroginastica, yoga e pilates. No meu caso, como nunca fui adepta a yoga ou pilates, fiz muita caminhada e comecei a fazer aulas de hidroginastica, o que achei maravilhoso.

    Alguns dos benefícios desses exercícios citados acima:

* Caminhada: sempre gostei de caminhar em lugares com bastante verde, ao ar livre. A medida que minha barriga ia crescendo e o cansaço aumentando diminuía o ritmo, não o tempo de exercício. Os benefícios da caminhada para gestante vão desde controle do peso e manutenção do condicionamento físico, até a melhora na circulação e no equilíbrio hormonal. Além de diminuir o risco de diabete e previnir a hipertensão;

* Hidroginastica: previne dores nas lombares e serviçal, ativa a circulação sanguínea, reduz as dores do parto normal devido ao aumento da produção de beta-endorfina (analgésico natural produzido pelo corpo que causa bem estar). E para aquelas que  como eu terão seus filhotes no verão, é uma ótima desculpa para driblar o calor e ainda pegar uma corzinha ;)

                                 

* Yoga: reduz a ansiedade, equilíbra a mudança de humor, possibilita uma recuperação mais rápida no pós-parto, alivia e prevene as dores nas costas, além de fortalecer o assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto;

* Pilates: alivia as dores na lombar, aumenta a circulação sangüínea, melhora o sono, a concentração e toda a mecânica circulatória. 


    Independente do exercício que você queira fazer, praticar atividade física faz bem para a alma, ajuda a auto-estima e só traz benefícios. Por isso, se você não é adepta a nenhum deles, se permita tentar e você verá como vai se sentir. 

    Segunda-feira volto com uma assunto muito interessante, A Rotina no Hospital: O Que Fazer no Dia Do Nascimento. Um ótimo final de semana. Beijos, Nathalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário