Quando pensamos em cuidados com o umbiguinho do bebê surge muita insegurança, pois claro que, como mães de primeira viagem, não queremos machucar nossos filhotes. Esse sentimento somado com um pouco de aflição pode prejudicar no momento de fazer a limpeza do coto umbilical.
Todo esse medo de machucar nosso bebê é inexistente, esse pedacinho do cordão umbilical que ainda resta no corpinho do seu filho, de mais ou menos de 2 centímetros, não tem terminações nervosas, ou seja, não dói quando manuseado. Se seu filho chorar é devido a temperatura do álcool, que as vezes é bem geladinho, por isso não se assuste e mãos a obra.
O tempo para cair o coto umbilical pode ser de 7 a 15 dias, e fazer a limpeza correta e com eficiência acelera esse processo. E para nós mamães, quanto antes ele for embora melhor sentimos.
A limpeza é feita com álcool 70% e cotonete, sempre limpando da base para a extremidade, ou seja, da região mais limpa para a mais contaminada. Toda secreção presente deve ser retirada, não tenha medo, quanto mais limpo ficar, mais rápido vai cair e você, consequentemente, se sentirá mais tranqüila.
Ahhh, quando for colocar a fralda não se esqueça de manter o coto umbilical para fora, pois quando exposto desidrata, o que também ajuda no tempo de caída.
Após a queda do coto umbilical a região do umbigo ainda deve ser limpa com o mesmo álcool 70%, por pelo menos mais 10 dias, ou até seu pediatra indicar. Isso porque o tecido ainda está em fase de cicatrização.
No caso do umbiguinho do meu filho, meu pediatra me indicou a pomada Trofodermin, o que ajudou muito, mas não aconselho a ninguém sem indicação do seu próprio médico.
Um pouco de sangramento na região é normal durante o processo todo, porém nada em excesso, se o umbiguinho do seu filho apresentar vermelhidão intensa ou sangramento exagerado o melhor a se fazer é se dirigir ao médico.
Segunda-feira volto com Dicas para o Aleitamento: antes e depois do nascimento.
Ahhhh, domingo tem post especial de Dia das Mães. Bom final de semana. Beijo a todas, Nathalia.
Segunda-feira volto com Dicas para o Aleitamento: antes e depois do nascimento.
Ahhhh, domingo tem post especial de Dia das Mães. Bom final de semana. Beijo a todas, Nathalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário