quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conhecendo seu Bebê

   Quando meu filho nasceu, logo nos primeiros dias de vida, fiquei um pouco frustrada comigo mesma, não conseguia acalmá-lo por nada nesse mundo. Era praticamente a única pessoa que não tinha jeito com ele, e isso me deixava muito chateada. Com o passar dos dias fui percebendo que leva um tempo até você se adaptar ao seu filho e ele com você. 
  A menos que você já tenha muito contato com outros bebês, ou seja, já tenha jeito, você tirará de letra, porém se você é mãe de primeira viagem, assim como eu, vai demorar um tempo até conseguir ter controle sobre seu filho e isso é natural.
   Pouco a pouco e com muita paciência, fui deixando a frustração de lado, e comecei a perceber que meu bebê ia se acostumando comigo e eu com o jeitinho dele, e isso nos levou ao que somos hoje, com uma relação extremamente íntima e insubstituível.
   Para conseguir chegar a esse ponto peguei uma dica de um dos livros que já citei aqui (Os Segredos de uma Encantadora de Bebês), que dizia: faça um diário de tudo que seu bebê faz, vá anotando como é seu dia-a-dia, seu ritmo de sono, sua amamentação, etc... Tudo que você conseguir anotar, todas as observações te fará chegar mais depressa ao conhecimento de seu filho, e você será a pessoa que o conhecerá a fundo suas necessidades e desejos. 
   Então faça o seguinte: pegue um caderninho e anote tudo, desde o momento que ele acorda, até quando vai dormir, o que faz durante a noite, TUDO:


- quantas mamadas no dia
- horário das mamadas
- choro
- sonequinha
- cocô
- troca de fralda
- banho
- passeio
- dor (se ele tiver)
Etc.... TUDO


   Uma única coisa importante: seu bebê não é um robô, ele não vai fazer sempre as mesmas coisas nos mesmos horários... Esse diário serve para você ter uma idéia de como ele funciona e como reage as coisas. 
   O que você pode fazer para te ajudar é uma rotina com as coisas que depende de você. Por exemplo, sempre dou banho no Breno de manhã, depois ele mama e tira uma soneca, ou seja, ele já se acostumou com essa rotina... Aí sim funciona, mas não ache que sempre você vai conseguir manter tudo dentro do que você espera, seu bebê vai se desenvolvendo muito rápido e suas necessidades mudam antes mesmo que você se acostume com elas. 


   Sempre procure entender o estado de espírito que seu bebê se encontra. Vão ter dias mais tranqüilos e dias mais agitados, mas sempre lembre, você vai ser o centro da vida dele, é com você que ele vai se comunicar com mais facilidade, por isso não se fruste à toa, tudo é normal... Se permita sentir que, da mesma forma que seu filho aprende com você, com certeza você aprederá muito com ele, e isso é o mais divino na maternidade, essa troca entre mãe e filho que torna esse momento único. Por isso aproveite cada segundo, porque o tempo voa. 

   Ahhh, uma super dica que fiquei sabendo com uma amiga é sobre um aplicativo para IPhone que se chama Aleitamento, ele marca o horário das mamadas, qual foi o último seio que você deu para seu filhote e traz algumas informações importantes, é muito legal. Vale a pena.



   Bom é isso. Amanhã Teste do Pezinho e Teste do Olhinho. Beijo, Nathalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário