Muitos contos e lendas são criados quando falamos em gravidez, alguns deles têm sabedoria, porém a maioria não são verdadeiros. Vou agora comentar alguns dos mais famosos, então se preparem para as desmistificações.
- Sexo pode machucar o Bebê: o sexo só será proibido se seu médico encontrar alguma alteração na sua gestação, como deslocamento de placenta ou pressão alta, caso contrário é liberado, inclusive as endorfinas produzidas durante o orgasmo podem trazer uma sensação de bem-estar ao bebê;
- Mulher grávida deve comer por dois: Errado. O ideal de se engordar durante a gravidez é de, mais ou menos, 300 calorias por dia, essa quantidade é suficiente para que o bebê se desenvolva bem.
Obs: Durante minha gravidez engordei 12 kilos e percebi que foi muito, já que os primeiros 10 kilos eliminei em 20 dias com a amamentação, os outros 2 tive que fazer um esforço para eliminar, ou seja, acredito que o ideal seria engordar os kilos que eliminei facilmente.
- Barrida redonda indica menina, pontuda menino: A forma da barriga não tem relação nenhuma com o sexo do seu bebê, e sim com a conformação física da mulher.
- Ficar em jejum pode diminuir o enjôo: Mentira. Pelo contrário, para diminuir a sensação de enjôo a mamãe deve comer mais vezes em menos quantidade.
- Exercícios durante a gravidez prejudicam a gestação: Claro que quando sabemos que estamos grávidas alguns cuidados devem ser tomados com relação a prática da atividade física, porém supervisionadas por um profissional são mais do que recomendadas. Principalmente hidroginástica e as caminhadas, que são exercícios de baixo impacto.
- Muita azia = Bebê cabeludo: O que define se seu filho será cabeludo ou não é a genética e não a azia. Esse sintoma aparece porque o útero pressiona o estômago, causando refluxo do ácido do estômago.
- Grávidas devem fazer sauna ou permanecer em banheiras com água quente por muito tempo: Mentira. Mamães grávidas NÃO podem ficar em banheiras e saunas por muito tempo. O calor estimula a vasodilatação dos vasos, podendo levar a uma hipotensão arterial. E isso prejudica o transporte sanguíneo para o feto.
Amanhã um assunto bem interessante: Os Benefícios da Gravidez contra o Câncer de Mama. Beijo, Nathalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário