Quando pensamos em estímulos ao bebê muita coisa passa em nossa cabeça... Como vou estimulá-lo se ele é tão pequenino? O que eu vou fazer com ele? Etc, e para aumentar nossa insegurança muitos livros trazem inúmeras dicas do que seu filho deveria estar fazendo com tal idade, quais estímulos ele deveria estar respondendo. Pessoalmente acredito que toda essa informação obtida em livros, internet, entre outros são importantes para nos darem um norte, porém quem vai saber o que seu filho está preparado pra fazer ou não é você no seu dia-a-dia com ele, naturalmente.
Entendo que para muitas pessoas pode parecer estranho a possibilidade de conversar com o bebê ainda na barriga, ou mesmo conversar com um pacotinho de apenas 1 dia de vida.... Mas acreditem, seu filhote já pode receber estímulos sim.
Quando fiquei sabendo que estava grávida comecei a ouvir musiquinhas infantís ou mesmo músicas instrumentais das mais tranqüilas, as mesmas que hoje acalmam meu filho. Sempre fui conversando com ele sobre meus sentimentos, quando estava triste explicava o motivo, quando estava feliz também, os bebês SENTEM e captam tudo o que você está sentindo.
Sempre conte ao seu filho o que você está fazendo, o que você vai fazer com ele, assim ele nunca terá medo do desconhecido e sentirá uma confiança imensa em você. Por mais que ele chore, converse com ele e explique o porque das coisas, ele tem um mundo inteiro para descobrir e se sentir que pode confiar em você, vocês começarão a formar um laço maravilhoso.
Hoje, meu filho não só faz as coisas que "deveria" estar fazendo para a idade dele, mas faz mais. Não acho que seja porque ele é um bebê mais especial do que o normal, ou porque ele é super hiper inteligente. Claro que como mãe acho ele simplesmente incrível, mas acredito que muito disso foi de sempre fazer com que ele fizesse parte do nosso universo, mesmo que ainda dentro da minha barriga.
Por isso estimule seus filhos, deixem eles te mostrarem o que estão sentindo com um olhar, um sorriso, um sonzinho ou mesmo com um movimento de corpo, assim você não será apenas o porto seguro do seu bebê, mas fará com que ele sinta que pode confiar em você.
Dica para as grávidas: escutem CDS com músicas que são mais tranqüilas e que te deixam mais calma e conversem bastante com o seu filho, vai valer a pena.
Dica para as mamães que já tiveram seus filhotes: tratem seu filho como um ser humano que já faz parte do seu mundo, não porque ele parece muito pequenino que não entende o que está acontecendo, crie um serzinho confiante e seguro desde pequenino, isso fará muita diferença para a vida de vocês.
Bom é isso, amanhã Atividade Física Durante a Gravidez. Beijo, Nathalia
Bom é isso, amanhã Atividade Física Durante a Gravidez. Beijo, Nathalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário