Muitas dúvidas e questões estão acerca do uso ou não da Chupeta. Hoje em dia existem até discussões entre pediatras e médicos sobre essa situação. Até em roda de mamães esse tópico aparece, e o mais interessante, cada uma tem a sua versão e suas explicações para defender sua escolha.
O reflexo de sucção está presente na vida do seu filho desde a décima oitava semana de vida uterina, esse é um reflexo de sobrevivência, pois seu bebê suga para se alimentar.
Bom, depois de tudo isso, vou falar por mim. Acredito que todo bebê é único, na teoria é uma coisa, na prática tudo é diferente. Com meu filho uso chupeta sim, sei de todos os "problemas" que seu uso pode vir a causar, porém seus benefícios, no meu caso, pesaram mais.
Meu filho tinha muuuuuita cólica, era coisa absurda, ele chorava o dia inteiro e não tinha o que fazer, só parava quando estava cansado de tanto chorar, dava muita dó. E uma das coisas que o ajudou a se tranqüilizar foi o uso da chupeta.
Quando fui ao pediatra escondi a chupeta, estava com medo de estar fazendo errado, porém fui surpreendida. Conversando com ele percebi que a chupeta quando usada como forma de tranqüilizar o bebê não existe problema algum.
Claro que não aconselho as mamães que tem bebês tranqüilos e que não sentem falta de algo para acalmá-los, porém quando a situação pede o uso de algum objeto como uma ajuda sou totalmente a favor, seja chupeta, naninha, o que for.
Hoje em dia existem as chupetas ortodônticas, elas são as mais indicadas para bebês, também trazem algum prejuízos a arcada dentária da criança, porém em menor intensidade.
Para as mamães que estão na dúvida aconselho a, primeiramente, conversem com o pediatra do seu filho, ele convertera te deixará mais segura do que deve ser feito.
Para as mamães que, assim como eu, já deram chupeta aos seus filhotes um conselho, não fiquem insistindo para seus bebê usarem chupeta, se ele guspí-lá não insista. Meu filho dorme com chupeta, porém ele gospe em 5 minutinhos, então ok, ele passa a noite totalmente sem chupeta. Agora, se ele começar a chupar o dedo enquanto dorme dê a ele chupeta, pois causará menos problemas futuros, inclusive para tirar esse vicio será mais fácil da chupeta do que do dedinho.
O ideal é fazer seu filho largar a chupeta com ate 2/3 anos de vida, pois dessa forma alguns efeitos negativos desse habito tendem a regredir. Depois desse período os problemas tendem a progredir, podendo ser afetada algumas funções como a fala, mastigação, deglutição, ate a respiração.
Dicas
0 a 6 meses - A amamentação exclusiva é uma prevenção ao uso da chupeta.
6 meses a 3 anos - Se o hábito da chupeta já estiver instalado, o ideal é que se retire até essa idade para que os danos sejam pequenos.
3 a 6 anos - Se a mãe sozinha não conseguir retirar a chupeta do seu filho, especialistas como fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos devem ser procurados.
Amanhã Mitos da Gravidez. Beijo, Nathalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário