Muitos brincam sem saber, mas é verdadeira a história de que os papais também engravidam. Desde quando a mamãe fica sabendo que esta grávida e tudo começa a se modificar, seu corpo, seus hormônios, pode parecer estranho, mas o mesmo acontece com os papais.
Segundo estudos realizados pelas Universidade Memorial e Queens, no Canadá, coordenado pelas pesquisadoras Anne Storey e Katherine Wynne-Edwards, a maioria dos futuros papais também sofrem alterações hormonais durante a gestação de sua esposa.
De acordo com as cientistas, em determinadas fases da gravidez, a prolactina no homem passa por um aumento de 20% em seus níveis normais, o que gera a eles os mesmo sintomas da mulher. A prolactina, além de ser responsável pela amamentação, está relacionada ao comportamento paternal de alguns pássaros e mamíferos.
Já com relação ao nível de testosterona, ele tende a ter uma queda durante a gravidez e nas primeiras semanas de vida do bebê, o que diminui a agressividade, e favorece a cooperação entre papais e a mamães.
Segundo as cientistas, o responsável por toda essa mudança nos homens são os feromônios, pois essa substância química, exalada pelo corpo da mulher, desencadeia oscilações hormonais nos futuros papais, e quanto mais presente da mulher, a probabilidade de o homem experimentar os sintomas da gravidez aumenta.
Além das mudanças hormonais, o homem também passa por uma mudança mental, pois o futuro papai se prepara emocionalmente e biologicamente para encarar seu novo papel.
Na minha casa é assim, meu marido é um Super Pai, tenho muito que agradecê-lo por estar ao meu lado me ajudando com as tarefas do nosso querido pimpolho. Ele troca fralda, da banho, acorda de noite, faz tudo. Até por isso topei ter 4 filhos com ele, pois sem sua ajuda com certeza não teria ânimo suficiente.
Segunda-feira eu volto falando um pouco sobre Curso de Gestante. Bom final de semana a todas. Beijo, Nathalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário